15º Como aperfeiçoar a arte de aprender a cair e levantar?

A arte suave de saber cair, é assim que o judo nos ensina que cair é uma forma de nos levantarmos. No judo aprende-se uma das metáforas mais bonitas da vida: saber cair, aceitar que vamos cair, estar preparado para cair, controlar a queda e levantar, acima de tudo não ter medo de cair. Tudo isto é simples, tudo isto é difícil, mas tudo isto é aperfeiçoável.

Neste episódio especial, contamos com perguntas de três amáveis ouvintes. É a partir destas belas questões que as reflexões sobre a aprendizagem, os benefícios e os princípios do judo são desenvolvidos. 

No judo aprendes a confrontar-te com medos, frustrações, mas também com a sensação extasiante da superação e do crescimento pessoal. 

“O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar”, Jigoro Kano.

Aproveito para deixar o meu agradecimento pessoal ao meu mestre: Nuno Gonçalves, sem ele não estaria a falar desta experiência da qual me orgulho. Os seus entusiasmo, paixão por ensinar e o sentido de humor são ímpares.

Um agradecimento a todos os meus parceiros de treino. Sem eles, não havia judo, não havia bolos de aniversário no final do treino, confrontação com medos, sensação de conquista, espírito de camaradagem, nem adrenalina. 

Partilha:

Em destaque

Posts relacionados

newsletter Bela inspiração

Subscreve a newsletter para receberes inspiração regular enviada diretamente para o teu e-mail