31º O que todos devíamos saber sobre o jornalismo?

Com o Professor Luís Santos da Universidade do Minho.

Este episódio vale ouro para qualquer cidadão português que pretenda entender melhor o mundo do jornalismo. O papel do jornalismo nas nossas vidas é fundamental. Informação correta e factual é crucial em qualquer momento, mas durante uma pandemia ainda mais. Por isso, entendermos um pouco sobre os meandros do jornalismo ajuda-nos a termos um sentido crítico em relação à informação que chega todos os dias até nós, seja pelo online, pelos jornais e revistas ou pelos telejornais.

As belas questões são respondidas pelo carismático Professor Luís Santos, com quem tive a honra de aprender sobre jornalismo, no Curso de Ciências de Comunicação, na Universidade do Minho. Já lá vai mais de uma década, mas o seu método de ensino deixou marcas e conhecimento para a vida. 

O jornalismo não é uma fábrica de sabonetes

Na primeira parte, vamos entender de forma geral qual é a importância do jornalismo para um cidadão; porque é que o jornalismo é tão relevante para uma democracia e, por exemplo, porque é que a Austrália, apesar de ter democracia, é um país em que as eleições são condicionadas pelo proprietário de um gigante grupo de media. Contudo, a visão partilhada aqui não faz só uma reflexão sobre os jornalistas, faz também sobre os cidadãos.


Os jornalistas “são mais ou menos como as pessoas”


Na segunda parte, o objetivo é percebermos alguns princípios fundamentais do código deontológico dos jornalistas, que embora não seja vinculativo, devia funcionar como a referência e o ideal a atingir. Irás com esta informação poder escolher mais criteriosamente as empresas de jornalismo cujo trabalho decides acompanhar. E para quem tem assistido aos desfechos “virais, com mensagens deixadas pelos pivôs de alguns telejornais aos portugueses, fica também aqui a partilha da visão crítica do nosso convidado. 


Antes de partilhares uma notícia, pensa nisto


Finalmente, o episódio termina com um sumário das três ferramentas de pensamento crítico mais importantes para qualquer leitor estar melhor informado e contribuir para uma maior qualidade do jornalismo no nosso país. 

É um episódio ritmado, com muita informação e sentido de humor à mistura, uma característica muito própria do Professor Luís Santos. É com muito orgulho que o Bela Questão partilha este conhecimento contigo! 

Partilha tu também este episódio com a tua família e com os teus amigos! 

Créditos: 
Fotografia do Instituto de Ciências Sociais, da Universidade do Minho

Quem é o professor Luís Santos?
http://www.comunicacao.uminho.pt/equipa/luis-antonio-santos/